sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Artilheiro com folga, Neymar fecha ano de seleções a um gol de top-5 brasuca

Atacante faz 15 gols em 2014 pelo Brasil, cinco a mais que o alemão Thomas Müller. Se repetir rendimento, craque do Barça ultrapassará Rivellino, Jairzinho e até Romário

 Neymar ainda entrará em campo em 2014. Só pelo Barcelona. O ano de seleções se encerrou na última terça-feira para o Brasil, com a vitória por 2 a 1 sobre a Áustria, em Viena. O atacante passou em branco em rara oportunidade, mas suas atuações recentes foram mais do que necessárias para garantir a artilharia por países desde janeiro. Ele anotou 15 gols (em 14 jogos), cinco a mais que o alemão Thomas Müller e o equatoriano Enner Valencia, empatados na segunda colocação da lista.

Foi o melhor ano de Neymar com a camisa amarelinha em número de gols. Ele ainda deu quatro assistências, chegando perto do rendimento de 2013 (dez gols e dez assistências). No geral, soma 42 gols e 23 assistências em 60 partidas, aproximando-se do top-5 da artilharia de todos os tempos da Seleção. Tudo parece questão de tempo.




Em março, na primeira data Fifa, Neymar poderá já ultrapassar Rivellino e Jairzinho - ambos estão com 43 gols. Mas a meta para 2015 é mais ambiciosa: se repetir o rendimento atual, ultrapassará também Romário, garantindo um lugar entre os quatro maiores goleadores do Brasil - aos 23 anos. Pelé, com 95 gols, ainda deverá permanecer no topo por alguns anos.

O que leva a confiar em novas marcas superadas é a ótima média de gols de Neymar, a quinta melhor entre o top-10 da Seleção. Desde que estreou, ainda em 2010, ele participou de quase metade dos gols brasileiros (47,44%). A média de 0,7 é melhor que a de outros artilheiros estrangeiros, como o marfinense Didier Drogba (0,62), o espanhol David Villa (0,6), o uruguaio Luis Suárez (0,52) e o alemão Miroslav Klose (0,51), todos artilheiros gerais de seus respectivos países.

fonte http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2014/11/artilheiro-com-folga-neymar-fecha-ano-de-selecoes-um-gol-de-top-5-brasuca.html

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

10 ótimos filmes sobre jornalismo

Fica a conhecer 10 filmes recomendáveis para quem está a tirar o curso ou trabalha em jornalismo, relações públicas ou em qualquer outra área da comunicação

imagen-relacionada
Crédito: Shutterstock.com
Quem estuda ou trabalha em jornalismo, relações públicas ou qualquer outra área da comunicação deveria assistir ou conhecer estes filmes

A lista inclui filmes nomeados e vencedores de Óscares, ótimos documentários e enredos bem construídos. Quem estuda ou trabalha em jornalismo, relações públicas ou qualquer outra área da comunicação deveria assistir ou conhecer estes filmes. Fica a conhecer 10 ótimos filmes sobre jornalismo:

1- O Preço da Coragem (A Mighty Heart)

O repórter do Wall Street Journal, Daniel Pearl, foi para o Paquistão com a missão de entrevistar um fundamentalista paquistanês. A mulher grávida, Mariane Pearl, também jornalista, embarca numa busca para encontrar o seu marido. A história serve para lembrar os riscos e os sacrifícios que os corajosos jornalistas enfrentam para fazer as notícias. Angelina Jolie interpreta o papel de esposa.

2- O Grande Carnaval (Ace in the Hole)

O filme relata a história de um repórter que, finalmente, consegue uma oportunidade para cobrir uma história nacional. As coisas, no entanto, perdem o controlo quando a personagem, interpretado por Douglas Kirk, trabalha para resgatar a sua carreira nessa incrível história.

3- A Calúnia (Absense of Malice)

Um promotor de justiça frustrado acusa, falsamente, a máfia pela morte do filho. O promotor passa a informação errada à jornalista Megan Carter, que cobre a história. É um enredo interessante sobre as implicações que as acusações falsas têm ao circular nos media.

4- Os Homens do Presidente (All the President’s Men)

É um dos maiores filmes sobre o jornalismo de investigação. Foi o responsável por fazer muitos estudantes quererem seguir jornalismo nos anos 80. O filme ganhou 4 Óscares e foi nomeado em mais de 4 categorias.

5- Quase Famosos (Almost Famous)

É a história do diretor Cameron Crowe que conseguiu o emprego dos seus sonhos na Rolling Stone. Crowe sabe que dar destaque ao rock não é o que ele realmente queria fazer. O filme ganhou o Óscar de melhor guião e teve mais 3 nomeações.

6- O Repórter – A Lenda de Ron Burgundy (Anchorman: The Legend of Ron Burgundy)

Will Ferrer interpreta o papel de um importante pivô que fala sobre os negócios nos anos 1970. Mas ele tem que contar com a forte concorrência de uma mulher (Christina Applegate), que está a provar ser melhor do que o seu concorrente.

7- Balibo

O filme conta a morte de 5 jornalistas que foram a Timor Leste aquando da invasão da Indonésia, em 1975. Roger East (correspondente de guerras) e José Romos-Horta (vencedor do Prémio Nobel) cobriram a história.

8- Edição Especial (Broadcast News)

Metade comédia, metade drama e um pouco de romance fazem com que o filme seja favorito entre os jornalistas. Nomeado para 7 Óscares, é um dos filmes que não podes perdes.

9- Capote

O filme é baseado na investigação que Truman Capote realizou sobre um assassinato brutal de uma família no Kansas. Philip Seymour Hoffman ganhou o Óscar de melhor ator e a produção foi nomeada a 4 outros prémios.

10- Cidadão Kane (Citizen Kane)

Realizado e interpretado por Orson Welles, o filme ganhou o Óscar de melhor guião, cenário e foi nomeado a outros 8 prémios, incluindo o de melhor ator e melhor fotografia. Através de flashbacks, o filme mostra como Charles Foster Kane, magnata de um jornal, garantiu toda a sua fama e como, eventualmente, caiu em desgraça.


fonte:http://noticias.universia.pt/destaque/noticia/2012/05/04/926992/10-otimos-filmes-jornalismo.html

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Onde nasceu a o Jornalismo ?

Não se sabe ao certo a origem exata do jornalismo e também qual foi o primeiro jornal do mundo, mas de um modo geral, os historiadores atribuem ao lendário Imperador Romano Júlio César esta invenção.
Ao que tudo indica, Júlio César, além de um excelente general e comandante também foi um ótimo profissional de marketing: para poder divulgar suas conquistas militares e informar o povo da expansão do Império (fazendo obviamente muita propaganda pessoal), César criou a chamada Acta Diurna, o primeiro jornal de que se tem notícia no mundo.

Curiosidades sobre o Jornalismo

Curiosidades sobre o Jornalismo: Os Jornais mais Antigos do Mundo

Confira abaixo uma tabela com os 10 jornais mais antigos do mundo ainda em circulação. Alguns deles tem quase 360 anos de tradição:
Os 10 Jornais Mais Antigos do Mundo
Nome do JornalPaísAno de FundaçãoIdade*
(1.)Post och Inrikes TidningarSuécia1645356 anos
(2.)Haarlems DagbladHolanda1656354 anos
(3.)La Gazzetta di MantovaItália1664346 anos
(4.)The London GazetteInglaterra1665345 anos
(5.)Wiener ZeitungÁustria1703307 anos
(6.)Hildesheimer Allgemeiner ZeitungAlemanha1705305 anos
(7.)Worcester JournalInglaterra1709301 anos
(8.)The Newcastle JournalInglaterra1711299 anos
(9.)The Stamford MercuryInglaterra1712298 anos
(10.)Hanauer AnzeigerAlemanha1725285 anos



Curiosidades sobre o Jornalismo: Os Jornais Mais Vendidos do Mundo

Confira abaixo uma tabela com os 10 jornais mais vendidos do mundo, dados com base no ano de 2010:
Os 10 Jornais Mais Vendidos do Mundo
Nome do JornalPaísExemplares Vendidos por Dia *
(1.)Yomiuri ShimbunJapão14.246.000 jornais
(2.)The Asahi ShimbunJapão12.326.000 jornais
(3.)Mainichi ShimbunJapão5.635.000 jornais
(4.)Nihon Keizai ShimbunJapão4.737.000 jornais
(5.)Chunichi ShimbunJapão4.571.000 jornais
(6.)BILDAlemanha4.220.000 jornais
(7.)The SunInglaterra3.461.000 jornais
(8.)Sankei ShimbunJapão2.665.000 jornais
(9.)USA TodayEstados Unidos2.603.000 jornais
(10.)Canako Xiaoxi BeijingChina2.530.000 jornais

Fonte:http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/historia/jornais-jornalismo/

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

A Origem dos Jornais e do Jornalismo Parte 3

Os Jornais e a Atividade do Jornalismo na Idade Moderna (Era da Informação)

Os jornais e o jornalismo chegaram ao século XX no auge do seu prestígio e popularidade.
Para se ter uma idéia do tamanho da indústria dos jornais na época, pesquisas da época afirmavam que 1 em cada 2 Norte Americanos adultos lia jornais uma vez por dia!
O período entre 1890 e 1920 é conhecido inclusive como Era De Ouro dos Jornais.
Rádio Vintage
A atividade do jornalismo tradicional só começa a decair a partir de 1920 com a chegada de uma poderosa mídia concorrente: o rádio.
O rádio atacava os jornais tradicionais de 2 maneiras diferentes: primeiro roubando anunciantes e a preferência do público e também roubando os próprios profissionais de jornalismo que agora passavam também a trabalhar no rádio.
É a primeira vez na história que a mídia impressa passa a ter um concorrente de peso.
USA Today
Os jornais do século XX, por sua vez, reagem e adotam várias medidas para se tornarem mais modernos e populares: adotam pela primeira vez a publicação em larga escala de fotos grandes e coloridas (anteriormente as imagens eram todas em preto e branco), passam a usar em seus artigos uma linguagem mais popular e também criam novas sessões dando mais espaço aos esportes e ao humor.
Estas medidas apesar de tornarem os jornais um pouco mais caros (imprimir em colorido é mais caro) os modernizou e permitiu que o jornalismo tradicional chegasse aos dias de hoje.
O século XX, no entanto, ainda reservava outra surpresa desagradável aos jornais impressos: além do rádio, surgia também a televisão como concorrente!
Apesar de resistirem bravamente a invenção do rádio, a televisão veio para demolir de uma vez por todas a hegemonia dos jornais e do jornalismo clássico: a partir de 1950 a TV se tornou o principal canal de mídia do mundo, posição que por sinal ocupa até hoje.
A partir de 1980, com o surgimento e popularização dos computadores e da Internet, o jornalismo clássico se reinventa e surge o chamado Web jornalismo.
O Web jornalismo, jornalismo praticado na Internet, tem como principais características a agilidade da linguagem, a velocidade de atualização e também o baixo custo de produção.
Apesar de ainda não ameaçar a TV como principal mídia, a Internet é atualmente a mídia que mais cresce no mundo. No ano de 1990 a Internet tinha aproximadamente 1000 sites, esse número hoje é tão grande que os especialistas afirmam estar na casa dos bilhões!
A Internet é definitivamente uma nova grande mídia que surgiu e está oferecendo cada vez mais oportunidades aos profissionais de jornalismo.
Apesar da diminuição da importância dos jornais devido as novas tecnologias, os jornais e a atividade de jornalismo tradicional ainda ocupam um espaço de grande destaque no mundo, sendo a segunda principal mídia atrás apenas da televisão.
A WAN (World Association of Newspapers), a associação que cuida da atividade de jornalismo no mundo, calcula que nos dias de hoje, aproximadamente 900 milhões de pessoas lêem jornais diariamente, principalmente no Japão e na China, onde o costume de ler jornais é mais forte (7 entre os 10 jornais mais lidos do mundo são Orientais).

sábado, 1 de novembro de 2014

Profissionais em Destaque

Tiago Leifert iniciou a carreira como repórter do tradicional "Desafio ao Galo", programa dedicado ao futebol de várzea. Formou-se em Jornalismo e Psicologia pela Universidade de Miami e foi trainee no Jornalismo da rede norte-americana NBC. Começou a trabalhar na Rede Globo apresentando o Pro Rad em 2006 e matérias relacionadas a videogame no Esporte Espetacular. Cobriu a rodada do futebol brasileiro em 2008, os Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro (2007) e os Jogos Olímpicos de 2008, emPequim. Anteriormente, em 2004 e 2005, havia trabalhado como editor e apresentador do Vanguarda Mix, programa de entretenimento jovem na TV Vanguarda, retransmissora da Rede Globo para o Vale do Paraíba, ao lado de Geovanna Tominaga.
Em janeiro de 2009, passou a ser o novo editor-chefe e apresentador do Globo Esporte para São Paulo, quando introduziu um novo formato, permitindo-se dispensar o uso de teleprompter, o TP, recurso empregado pelo jornalismo que permite a leitura do texto previamente redigido sem desviar o olhar da câmera. Tornaram-se marcas registradas do programa a espontaneidade, os bordões e quadros bem humorados, como, por exemplo com os atacantes Pedrão do Grêmio Recreativo Barueri, atual Grêmio Prudente,Nei Paraiba do GuaraniVal Baiano (a quem homenageou com um funk ao vivo), do Flamengo.
Leifert também abriu espaço para videogames e em algumas edições do programa desafia (ou é desafiado) a jogar (na maioria das vezes FIFA Soccer, do qual é o atual narrador oficial em português brasileiro, com comentários de Caio Ribeiro.
Em 2010, para a Copa do Mundo, na África do Sul, Leifert desenvolveu o formato de um novo programa, a Central da Copa, do qual se tornou editor e apresentador, caracterizado pela espontaneidade e presença de convidados no estúdio. No dia 15 de junho, quando a campanha "Cala a boca, Galvão [Bueno]" estava "bombando" na internet, Leifert surpreendeu a audiência ao provocar o assunto em entrevista com o próprio Galvão.
Alguns prêmios conquistados pelo jornalista: em 2009, "Revelação", conferido pela Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (ACEESP); "Melhor Apresentador de Televisão Aberta", conferido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte em 2010, 2011, 2012, e 2013; em 2010, o "Prêmio Comunique-se de Jornalista de Esportes/Midia Eletronica". Em 2011, Leifert ganhou o prêmio "Melhores do Ano/Jornalista", no Domingão do Faustão da Rede Globo, concorrendo com Fátima Bernardes e William Bonner; prêmio de "Melhor Apresentador", conferido pela Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (ACEESP) e "Destaque Jornalista Esportivo" do Prêmio Extra de Televisão, promovido pelo jornal Extra (RJ), por escolha dos leitores e internautas.
A convite do diretor Boninho, Tiago apresenta o The Voice Brasil desde 2012 , da Rede Globo. Em 2013, Carlinhos Brown e Daniel cantavam "Amor I love You" e Leifert foi convidado a interpretar excerto de "O Primo Basílio", de Eça de Queiróz, contido na letra da canção composta por Carlinhos Brown e Marisa Monte: "Tinha suspirado… tinha beijado o papel devotamente…" , Casou-se com a jornalista Daiana Garbin em 17 de novembro de 2012, em São Paulo. Eles namoravam desde dezembro de 2010.
Em 2013, Tiago Leifert apresentou o documentário da trajetória do Corinthians na Copa Libertadores da América e Copa do Mundo de Clubes da FIFA, cujo título é E O Mundo Enlouqueceu.

Empresas Conceituadas

Somos uma das empresas que melhor se comunicam com os jornalistas!

Pelo terceiro ano consecutivo, a Bunge Brasil recebeu o prêmio “Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas”, promovido pela revista “Negócios da Comunicação”, da editora Segmento. A Bunge é uma das vencedoras na categoria Agropecuária e, no evento de premiação realizado na capital paulista na noite da última terça-feira (17/09/13), o troféu foi entregue à gerente de comunicação corporativa, Roberta Correia, e à coordenadora de imprensa, Carolina Avellar (foto). 
A premiação, que também está em sua terceira edição, tem como objetivo reconhecer a qualidade do relacionamento que as empresas mantêm com os jornalistas e o mercado em diversos quesitos: nível de tratamento dedicado aos profissionais da imprensa, acesso e troca de informações, disponibilização e facilidade de apuração de informações sobre a marca e a empresa, em geral. Para realizar o atendimento aos jornalistas, a Bunge Brasil conta desde 2011 com a parceria da InPress Porter Noveli, uma das maiores agências de assessoria de imprensa e comunicação do país.
O prêmio valoriza também o papel dos profissionais de imprensa e contribui para a qualidade da informação e transparência na comunicação. Os vencedores foram escolhidos por 25 mil jornalistas de todo o país, que foram convidados a participar da pesquisa e indicar as melhores empresas, segmentadas em 32 diferentes categorias. Mais informações:  http://portaldacomunicacao.uol.com.br/Premio/



fonte:http://www.bunge.com.br/Imprensa/somos-uma-das-empresas-que-melhor-se-comunicam-com-os-jornalistas