Os Jornais e a Atividade do Jornalismo na Idade Moderna (Era da Informação)
Os jornais e o jornalismo chegaram ao século XX no auge do seu prestígio e popularidade.
Para se ter uma idéia do tamanho da indústria dos jornais na época, pesquisas da época afirmavam que 1 em cada 2 Norte Americanos adultos lia jornais uma vez por dia!
O período entre 1890 e 1920 é conhecido inclusive como Era De Ouro dos Jornais.
A atividade do jornalismo tradicional só começa a decair a partir de 1920 com a chegada de uma poderosa mídia concorrente: o rádio.
O rádio atacava os jornais tradicionais de 2 maneiras diferentes: primeiro roubando anunciantes e a preferência do público e também roubando os próprios profissionais de jornalismo que agora passavam também a trabalhar no rádio.
É a primeira vez na história que a mídia impressa passa a ter um concorrente de peso.
Os jornais do século XX, por sua vez, reagem e adotam várias medidas para se tornarem mais modernos e populares: adotam pela primeira vez a publicação em larga escala de fotos grandes e coloridas (anteriormente as imagens eram todas em preto e branco), passam a usar em seus artigos uma linguagem mais popular e também criam novas sessões dando mais espaço aos esportes e ao humor.
Estas medidas apesar de tornarem os jornais um pouco mais caros (imprimir em colorido é mais caro) os modernizou e permitiu que o jornalismo tradicional chegasse aos dias de hoje.
O século XX, no entanto, ainda reservava outra surpresa desagradável aos jornais impressos: além do rádio, surgia também a televisão como concorrente!
Apesar de resistirem bravamente a invenção do rádio, a televisão veio para demolir de uma vez por todas a hegemonia dos jornais e do jornalismo clássico: a partir de 1950 a TV se tornou o principal canal de mídia do mundo, posição que por sinal ocupa até hoje.
A partir de 1980, com o surgimento e popularização dos computadores e da Internet, o jornalismo clássico se reinventa e surge o chamado Web jornalismo.
O Web jornalismo, jornalismo praticado na Internet, tem como principais características a agilidade da linguagem, a velocidade de atualização e também o baixo custo de produção.
Apesar de ainda não ameaçar a TV como principal mídia, a Internet é atualmente a mídia que mais cresce no mundo. No ano de 1990 a Internet tinha aproximadamente 1000 sites, esse número hoje é tão grande que os especialistas afirmam estar na casa dos bilhões!
A Internet é definitivamente uma nova grande mídia que surgiu e está oferecendo cada vez mais oportunidades aos profissionais de jornalismo.
Apesar da diminuição da importância dos jornais devido as novas tecnologias, os jornais e a atividade de jornalismo tradicional ainda ocupam um espaço de grande destaque no mundo, sendo a segunda principal mídia atrás apenas da televisão.
A WAN (World Association of Newspapers), a associação que cuida da atividade de jornalismo no mundo, calcula que nos dias de hoje, aproximadamente 900 milhões de pessoas lêem jornais diariamente, principalmente no Japão e na China, onde o costume de ler jornais é mais forte (7 entre os 10 jornais mais lidos do mundo são Orientais).
Nenhum comentário:
Postar um comentário